top of page
zap2.png
  • Foto do escritorKirimure Construtora

Mulheres no Mercado Imobiliário



Assim como em quase todas as áreas de atuação, é visível o aumento do número de mulheres no mercado imobiliário.

As mulheres têm mostrado ótimo desempenho e ganhando destaque entre corretores. O segredo? Além de disciplina, empenho e dedicação individuais, algumas características que são culturalmente desenvolvidas pelas mulheres ajudam nesse processo.

  • Participação das mulheres no mercado imobiliário

Até 1958, somente homens podiam trabalhar como corretor de imóveis. A abertura do mercado imobiliário permitiu que as mulheres mostrassem todo o seu talento e capacidade no exercício dessa profissão. Segundo pesquisa do COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), a participação feminina cresceu 144% na última década. Isso representa mais de 30% do número de profissionais legalmente registrados. Apesar do preconceito, que ainda teima em aparecer, as mulheres vêm mostrando que o espaço conquistado no mercado imobiliário é mais do que merecido. Alguns pontos ainda merecem atenção, mas o cenário está cada vez mais favorável para a atuação feminina.

  • Busca por profissionalização

Um ponto importante do desempenho de qualquer pessoa que queira ser corretor de imóveis é a busca por profissionalização. Nesse ponto, as mulheres costumam levar vantagem porque, normalmente, são mais abertas à ideia de uma formação acadêmica para investir na carreira imobiliária.

Para obter registro como corretor, é necessário ter um dos seguintes cursos:

  • TTI (Técnico de Transações Imobiliárias);

  • Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários;

  • Curso Superior de Gestão em Negócios Imobiliários;

  • Pós-graduação em Negócios Imobiliários.

Essa é a formação básica, mas não deve ser a única. Um dos maiores erros que um corretor pode cometer é deixar de buscar atualização profissional. Com um mercado tão dinâmico e uma tecnologia que avança quase que diariamente, quem fica parado perde espaço.

As mulheres têm se mostrado consumidoras ávidas das tecnologias que facilitam o exercício da profissão. Dos sistemas de gestão aos meios de comunicação, o público feminino se destaca por investir na melhoria da relação com os consumidores.

  • Desafios das mulheres corretoras

Além das atribuições diárias que todos os profissionais do ramo de imóveis precisam cumprir, as mulheres corretoras ainda enfrentam desafios extras em sua jornada. Elas têm que lidar com machismo e preconceito. Além das dificuldades de intercalar a vida pessoal com a carreira. Pensando nisso, confira, a seguir, mais detalhes de alguns desses desafios diários.

  • Dupla jornada

Esse pode parecer um desafio antigo, mas a dupla jornada ainda é uma constante no cotidiano de muitas mulheres. Muitas das corretoras de imóveis também cuidam dos filhos, da casa e afazeres domésticos.

Essa dupla jornada é mais comum do que se imagina. Sem ter muito tempo para cuidar de si mesma, essas profissionais acordam cedo, pegam ônibus cheio, voltam tarde para casa etc. Tudo para conquistar os seus leads e garantir sua estabilidade financeira.

  • Falta de estrutura

Outro grande desafio, é o fato dessas profissionais não terem direito a licença maternidade, o que acaba impactando, diretamente, nos seus planos de terem filhos. E, quando são gestantes, têm dificuldade para encontrar segurança e estrutura para ter uma vida estável no ambiente corporativo. Além disso, têm que trabalhar redobrado para conseguirem seu reconhecimento e salário compatível com suas atribuições.

  • Dicas para atuar na área

Agora que já sabemos quais os principais desafios das mulheres no mercado imobiliário, é importante que se tenha conhecimentos de como é possível superar essas adversidades da profissão e se destacar no setor. Pensando nisso, vamos apresentar algumas dicas para você atuar na área e garantir o sucesso na carreira. Veja!

  • Fazer registro no CRECI

O primeiro ponto para quem deseja se profissionalizar na área de corretagem, é conseguir o registro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Esse passo é fundamental para exercer a função. Contudo, é importante que se tenha atenção redobrada em relação a esse documento, visto que, em cada estado, é possível encontrar um órgão do CRECI. O que torna necessário verificar como é feita a regularização na região que deseja atuar.

  • Ter competências humanas

Para atuar no setor de imóveis, é preciso ter em mente que é preciso interagir com diferentes tipos de pessoas e variados perfis. Portanto, é necessário estar preparada para lidar com situações inesperadas no cotidiano. Quando lidamos com o público devemos ter ‘jogo de cintura’ para saber driblar as dificuldades e obstáculos que surgem a todo momento.

Vai ter clientes que vão elogiá-la pelo bom atendimento e outros que terão desprezo. Portanto, saber agir com essas situações no ambiente de trabalho é um quesito fundamental para o sucesso na profissão.

Nesse sentido, existem competências humanas que fazem toda a diferença na hora de encantar os clientes e fechar as vendas, são elas:

  • proatividade;

  • motivação;

  • comprometimento;

  • carisma.

Além desses fatores, é importante ter um espírito de liderança. Isso o ajudará a lucrar ainda mais com seus negócios. Portanto, não esqueça dessas dicas e conquiste a confiança das pessoas que buscam sua ajuda na hora da aquisição de um bem imobiliário.

  • Dominar conhecimentos técnicos

Para atuar como corretora de imóveis, é fundamental ter o domínio de conhecimentos técnicos. Dessa forma, consegue-se mostrar mais propriedade sobre os assuntos da área de atuação. Para isso, é possível fazer cursos de aperfeiçoamento, investir em software de gestão que otimize o seu trabalho, entre outros.

  • Facilidade na comunicação

As mulheres são mundialmente conhecidas por sua capacidade comunicativa. Enquanto muitos ainda veem essa habilidade de forma pejorativa, elas estão dominando o mercado com seu uso.

A postura aberta, proativa e sincera com que as mulheres constroem as relações com os clientes facilita, e muito, a comunicação. Quanto mais claras forem as trocas de informações, maiores serão as chances de sucesso.

Outro ponto importante é construir um networking. As redes sociais são uma ótima ferramenta para encontrar clientes, manter contato e agilizar o processo de negociação.

As mulheres costumam ter uma presença mais ativa nos meios digitais e isso pode ser uma grande vantagem. Além da relação direta com o cliente, a comunicação constante permite que elas estejam sempre por dentro do que acontece no mundo.

Conhecer e entender a realidade da comunidade e as mudanças do cenário são atitudes que só trazem benefícios para as mulheres no mercado imobiliário.

Por essas e outras características, as mulheres vêm ganhando cada vez mais destaque no mercado imobiliário. E esse sucesso não se restringe apenas ao trabalho como empregadas! Os hábitos empreendedores também estão no DNA feminino.

Seja do sexo masculino ou feminino, você pode se beneficiar dessas habilidades para melhorar seu desempenho como corretor. Aproveite o inGaia Imob para alavancar a sua carreira e tenha a melhor tecnologia em software e sites imobiliários do mercado.

E, se você quer inspirar outras pessoas a seguirem o exemplo das mulheres no mercado imobiliário, compartilhe esse post com seus amigos nas redes sociais!


34 visualizações0 comentário

Comentários


transição2.png
bottom of page