top of page
zap2.png
  • Foto do escritorKirimure Construtora

“A Bahia se tornou um dos melhores lugares para investir em imóveis” - Entenda.

Atualizado: 10 de set. de 2021

De acordo com o JVF Empreendimentos, a Bahia se tornou um dos melhores lugares para investir em imóveis, além dos bancos estarem oferecendo empréstimos com juros baixíssimos neste ano. A pandemia provocou uma forte alta no custo de construção de imóveis em todo o país. Para se ter uma ideia, na Bahia, em fevereiro do ano passado, as construtoras gastavam, em média, R $1.073,09 por metro quadrado. Em fevereiro deste ano, este valor subiu para R $1.296,42, ou seja, 20,81% a mais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso, no entanto, não impediu que as vendas de unidades de todos os tipos e padrões decolassem. Para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Bahia (Creci-BA), a expectativa é que o mercado cresça entre 20% e 50% em 2021 frente a 2020. De acordo com a diretora comercial da empresa JVF Empreendimentos, Nane Brandão, um dos fatores que têm impactado bons resultado de vendas de imóveis é que os baianos, com a necessidade de ficar mais em casa em função da pandemia de Covid-19, sentiram o desejo de imóveis que atendessem necessidades que surgiram neste novo contexto. Principalmente por ambientes com maior contato com natureza, onde seja possível realizar esportes ao ar livre e mais distantes do centro da cidade.

A conjuntura econômica atual também traz um cenário favorável para a compra de imóveis. A queda da taxa de juros, que atingiu seu menor percentual em 2020 e, embora tenha tido crescimento nos últimos meses, ainda apresenta juros muito baixos, o que beneficia quem busca financiamento. Essa modalidade de compra representa um montante muito alto das negociações imobiliárias no Brasil. Esse é um dos pontos que tem aquecido o mercado, pois, com juros menores, o comprador pagará menos pelo valor total do financiamento, de acordo com a JVF.

Os bancos públicos sempre apresentaram as melhores condições para financiamento,com juros reduzidos, entretanto agora os bancos privados entraram no mercado com ótimas ofertas de financiamento, ampliando, assim, as opções do consumidor. Segundo o diretor de patrimônio do Creci-BA, José Alberto Oliveira, o maior crescimento de compra foi registrado no mercado de imóveis novos. “Houve um crescimento do mercado, principalmente de imóveis novos. Isso tem vários fatores, um dos principais é a liquidez de dinheiro no mercado, a Selic que baixou e está em 2%, o que fez automaticamente os financiamentos baixaram muito, assim como valor da prestação, então a pessoa passou a poder comprar”, analisa Oliveira.


1.533 visualizações0 comentário

Comments


transição2.png
bottom of page